1932 - 1951
Com os Junkers F-13 a VARIG iniciou em abril de 1932 o serviço
aéreo regular, quando a aviação comercial era verdadeiro pioneirismo em
território nacional. De construção totalmente metálica, foram os primeiros
aviões da VARIG a contar com cintos de segurança aos passageiros.
Apesar de sua cabine fechada, o piloto ainda voava protegido apenas por um pequeno parabrisas. O PP-VAF foi batizado de Livramento e o PP-VAG de Santa Cruz, em homenagem as duas cidades na qual esses aviões operaram por longos anos. Arte: Action Editora |
|
Construtor
|
Junkers
Flugzeugwerk, Alemanha
|
Motor
|
Um
Junkers L-5 de 310 HP
|
Envergadura
da asa
|
17,75m
|
Comprimento
|
10,15m
|
Altura
|
4,50m
|
Velocidade
de cruzeiro
|
140Km/h
|
Alcance
de vôo
|
700Km
|
Autonomia
de vôo
|
03h
|
Altitude
máxima de vôo
|
4300m
|
Peso
da aeronave vazia
|
1640Kg
|
Peso
máximo de decolagem
|
2500Kg
|
Tripulação
técnica
|
02
(1 piloto e 1 mecânico de vôo)
|
Lotação
máxima
|
05
Pax
|
Capacidade
máxima de combustível
|
300
litros
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário